A cidade da Praia é palco, desde ontem,da terceira conferência "Iniciativa da Paz na África Ocidental",certame que reúne académicos, políticos, jornalistas e ONG’s da CEDEAO e EUA. Este encontro visa reflectir sobre os discursos e práticas na região.
O ex-presidente cabo-verdiano, Pedro Pires, um dos oradores no encontro, chamou atenção para o risco da crise económica poder aumentar os riscos sociais.Daí,segundo Pires, a necessidade dos Estados e governos implementarem políticas que permitam atenuar um conjunto de situações com reflexos na vida das pessoas.
Pedro Pires referiu-se também a outros riscos,nomeadamente ao tráfico de drogas e de armas.O ex-presidente cabo-verdiano discorda também da teoria defendida por alguns, de que os ditos regimes ditatoriais devem ser mudados pela força, sobretudo de países estrangeiros.
Sobre aquelaa questão,o coordenador científico do encontro,João Resende Santos, discordou da posição defendida por Pedro Pires, dezndo não se poder negar a existência de ditadores em África.
O risco da crise económica poder aumentar os riscos sociais