O Partido Social Democrático (PSD) é a força polítca que elegeu o maior número de presidentes dos municípios na primeira volta das eleições locais deste domingo, 6, no Brasil.
Em 20 anos, é a primeira vez que o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) não elege o maior número de “prefeitos”.
No terceiro lugar ficou o Partido Progessista (PP).
Na maior eleição de sermpre no país, em 5.569 municípios, com quase 156 milhões de votantes, o Partido dos Trabalhadores (PT), do Presidente Lula , ficou em 9º, com 248 nomes, atrás do Partido Liberal (PL) , do antigo Presidente Jair Bolsonaro.
O PL foi o terceiro partido que mais avançou, enquanto o PT, depois de perder espaço em 2020, subiu de 179 para 248 prefeiros eleitos, um aumento de 39%.
Em números absolutos, o Republicanos, partido ligado à Igreja Universal, foi a segunda força política que mais avançou no total de presidentes dos municípios eleitos na primeira volta deste ano em relação a 2020.
Uma nota para o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), cujo candidato à presidência da maior cidade o país, São Paulo, Guilherme Boulos, passou à segunda volta, não elegeu qualquer prefeito no dia de ontem.
A segunda volta das eleições municipais será dia 27 de outubro, nos municípios com mais de 200 mil eleitores que não conseguiram eleger prefeitos no primeiro turno.
Fórum