Links de Acesso

Eurodeputados querem que União Europeia ajude a resolver situação em Moçambique


Bandeira da União Europeia
Bandeira da União Europeia

Os protestos que assolam Moçambique desde que foram anunciados os resultados eleitorais tiveram destaque no Parlamento Europeu na noite de terça-feira, 26.

Os eurodeputados pediram que a União Europeia tenha um papel mais ativo na resolução da crise política e social em Moçambique.

Hélder Sousa e Silva, membro da missão eleitoral do Parlamento Europeu às eleições eleitorais de Moçambique lembrou que "é crucial que todas as partes envolvidas respeitem o estado de direito. A História também nos mostra que a paz é possível mesmo em circunstâncias difíceis como é o caso".

Os vários eurodeputados portugueses participaram na sessão, lembrando que é também papel da União Europeia fazer mais para resolver a situação no país africano.

"Garantir a transparência eleitoral e parar a repressão são passos essenciais que a União Europeia deve apoiar no respeito pela autodeterminação e soberania moçambicanas.", afirmou a eurodeputada do partido português Bloco de Esquerda, Catarina Martins.

Os políticos pediram ainda mais ajuda humanitária para resolver os problemas de fome e conflito em Moçambique.

Durante uma visita bilateral do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, ao Primeiro-Ministro de Portugal, Luís Montenegro afirmou estar atento à situação em Moçambique e adiantou estara trabalhar para "garantir a capacidade de diálogo".

Luís Montenegro afirma estar atento à situação em Moçambique
please wait

No media source currently available

0:00 0:00:16 0:00

“Vamos esforçar-nos para garantir a contenção, para garantir a capacidade de diálogo, para poder garantir que não haja uma escalada de violência em Moçambique, para que possa ser ultrapassada com respeito pelas instituições e pelos valores democráticos.”, declarou Montenegro.

O país permanece numa crise política e social depois de o encontro entre o chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, e os candidatos presidenciais para buscar soluções para a crise pós-eleitoral ter fracassado.

As manifestações continuam no país, marcadas por dezenas de mortes.

Fórum

XS
SM
MD
LG