Os deputados angolanos vão debater amanhã, 24, a gestão e transparência nos processos eleitorais. O tema foi proposto pela Unita e tem o apoio dos restantes partidos da oposição.
Não se sabe se, desta vez, o Governo enviará algum representante ao Parlamento depois do boicote protagonizado ontem pela oposição durante a aprovação de vários diplomas legais.
O desejo da oposição é que os debates tenham a participação de membros do Executivo e que produzam resoluções que vinculem os servidores públicos e todas as instituições Estado.
Da mesma forma não está garantida a transmissão em directo dos debates pela imprensa estatal, conforme pretensão dos deputados da oposição.
O chefe da bancada parlamentar da Unita manifestou o desejo da participação do Ministério da Administração do Território por entender que o tema proposto é de importância capital para a vida do país.
“Eles não podem vir apenas para debater o Orçamento Geral do Estado”, defendeu Raul Danda.
Danda disse que tal participação tem uma importância ainda maior devido à necessidade de estabilidade do país, assente na realização de eleições livres e transparentes.
Para o dirigente da Unita, os governantes deviam prestar algum interesse nos assuntos em debate visando a resolução dos problemas que afectam as pessoas.