As autoridades moçambicanas detiveram na quinta-feira, 10, o paquistanês Tanveer Ahmed procurado, nos Estados Unidos da América, por tráfico de drogas.
Entretanto, Ahmed acabava de ser absolvido por um tribunal de Cabo Delgado, por não ter encontrado evidências do seu envolvimento num caso relacionado com o tráfico de drogas.
A segundo detenção resulta de um mandado de um tribunal do Texas a solicitar a captura de Tanveer Ahmed, com residência na Matola, no sul de Moçambique.
A confirmação da sua detenção foi feita pelo Procurador da República de Cabo Delgado, Armando Wilson, à Televisão de Moçambique.
Wilson não deu detalhes sobre os passos seguintes, limitando-se a dizer que o tribunal tomará a decisão final.
Absolvido
Curioso, no entanto, é que Tanveer Ahmed acabava de ser absolvido por um tribunal de Cabo Delgado, que não encontrou evidências do seu envolvimento noutro caso relacionado com o tráfico de drogas.
A publicação Carta de Moçambique, citando autoridades judiciais, diz que no mesmo processo foram condenados o queniano Abraham Msee Mussa, a dois anos de prisão por uso de documentos falsos, e o tanzaniano Kassimo Ali Selemane Abubakar, a uma pena de 18 anos de prisão maior pelo crime de tráfico de drogas.
Tal com Ahmed, um segundo cidadão tanzaniano, Adamo Mussa Munhamane, foi também absolvido.