Daniel Mungula, de 25 anos, está no terceiro ano do curso de Direito. Sonha em ser docente. Como este ano Angola vai completar 40 anos de independência, conversamos sobre a importância dessa data e sobre o que precisa melhorar no país.
Para Mungula, a independência significa vitória, glória, orgulho e muita felicidade. "Somos mestres das nossas ideias", disse.
Mas para Angola tornar-se o país com que muitos angolanos sonham, há ainda muito que melhorar. Mungula lembra que “em qualquer sociedade a educação é primordial".
Ele lamentou a quantia que foi destinada no orçamento à educação. "É pouco!"
Acrescentou que para se ter um país bem desenvolvido é necessário que os cidadãos tenham acesso a uma educação de qualidade capaz de formar pessoas preparadas para o mercado de trabalho.
Mungula enfatizou que Angola precisa melhorar alguns aspectos ligados à sociedade, principalmente no que toca à cidadania.
De acordo com Mungula, muita gente não sabe o que é cidadania. "Nós aprendemos que a cidadania é saber as leis do país, aceitar e refutar quando estas não são bem aplicadas".
No entanto, quando os angolanos vão as ruas protestar, Mungula diz que o Governo entende que essas acções são "uma tentativa de desestabilizar a ordem pública".
"Quando se fala de liberdade de expressão, quando se fala de direito à manifestação, à reunião, isso ainda é tabu para o nosso Governo".
Oiça a entrevista na íntegra.