"The Shape of Water" (A Forma da Água) do mexicano Guillermo del Toro ganhou o Oscar para Melhor Filme na edição 90 dos Prémios da Academia das Artes - os Óscares.
Este filme levou também o Óscar para Melhor Realização.
Frances McDormand ganhou o Óscar para Melhor Actriz pelo seu papel em "Three Billboards Outside Ebbing, Missouri" (Três Cartazes à Beira da Estrada).
Sam Rockwell ganhou o Óscar para Melhor Actor Secundário em "Three Billboards Outside Ebbing Missouri".
Gary Oldman recebeu o Óscar para Melhor Actor na edição 90 dos Oscars, pelo filme "The Darkest Hour" (A Hora Mais Negra), no papel de Winston Churchill.
Jordan Peele recebeu o Óscar para Melhor Argumento Original com "Get Out".
Allison Janney ganhou o Óscar para Melhor Actriz Secundário pelo filme "I, Tonya".
Kobe Bryant ganhou o Oscar para Melhor Curta Metragem com o filme "Dear Basketball".
O melhor filme de animação foi "Coco", que também levou o Óscar para Melhor Canção Original.
Nas actuações, Mary J. Blige, com a música de "Mudbound", Gael Garcia Bernal com Miguel e Natalie Lafoucarde cantaram a música de "Coco", Keala Settle foi estrondosa com "This is Me" do filme "The Greatest Showman" e Common e Andra Day pediram à audiência para defender algo, com a música "Stand up for Something" do filme "Marchall".
Jimmy Kimmel foi o apresentador do evento pela segunda vez e fez as suas piadas políticas e sociais, especialmente sobre o assédio às mulheres, não só na indústria do cinema, mas em todo o tipo de ambiente.
A Passadeira Vermelha fez a previsão dos Óscares e não só!
Top Ten Americano: