Face às crescentes críticas do público angolano à aquisição de viaturas de luxo para os deputados da Assembleia Nacional, os dois principais partidos da oposição continuam a distanciar-se da decisão e a UNITA admite agora devolver os veículos.
Recentemente foi anunciado que os parlamentares iriam receber veículos de luxo da marca Lexus provocando uma onda de repúdio nas redes sociais e não só.
Tanto a UNITA como a CASA CE dizem que não fizeram parte da decisão e acusam o presidente da assembleia nacional, do MPLA, de ignorar as suas propostas referentes a esta questão.
O presidente da bancada parlamentar da UNITA, Adalberto da Costa Júnior sublinhou aos jornalistas que as viaturas “não são propriedade dos deputados”.
“São propriedade da Assembleia Nacional que não nos ouviu”, disse o dirigente parlamentar da UNITA para quem os deputados estão a ser “penalizados pelas opções” da assembleia em que a oposição não teve qualquer peso.
Adalberto da Costa Júnior disse ainda que os carros escolhidos não permitem aos deputados “ir muito longe” e também “não permite grande utilização”.
“Se verificarmos que não temos condições poderemos devolver estas viaturas”, disse.
Já o presidente do grupo parlamentar da CASA CE, André Mendes de Carvalho disse que o seu partido nunca foi informado da decisão da assembleia de comprar Lexus.
“Não temos qualquer responsabilidade na compra dessas viaturas”, disse mas acrescentou que os deputados do seu partido poderão usar os veículos.
“Os carros estão comprados e não podemos atirar os carros para o mar”, disse.
“A população vai compreender que alguma utilidade tem que ser dada a esses carros”, acrescentou.