Nuno Madeira Rodrigues é advogado e empreendedor. Há seis anos, foi a São Tomé e Príncipe para trabalhar com o sul-africano Mark Shuttleworth.
Shuttleworth, empreendedor com projectos, entre outros, na área de informática, é também famoso por ter sido o primeiro africano a ir ao espaço, em 2002, a bordo da nave russa Soyuz.
A relação entre os dois é de natureza empresarial. Em 2011, Shuttleworth convidou Rodrigues para dirigir a HBB, empresa com interesses no turismo ecológico e agricultura.
A empresa, diz Rodrigues, tem como pilares o desenvolvimento sustentável, e respeito pela cultura local, o que considera fascinante.
São Tomé e Príncipe foi uma das colónias de Portugal em África. Infelizmente, Rodrigues notou que muitos portugueses pouco sabem sobre o país.
“Ao fim destes anos todos, estranhei o desconhecimento generalizado em Portugal sobre São Tomé e Príncipe (…) tudo o que eu contava era novidade,” recorda-se Rodrigues.
Para ajudar a mudar o cenário, Rodrigues activou a sua veia literária, e o resultado é o seu primeiro romance, Príncipe do Equador, lançado em Maio deste ano.
Diz que "é uma história de amor, com encontros e desencontros, com intrigas politicas…paixão entre uma jovem são-tomense e um português".
Acompanhe a entrevista: