Links de Acesso

Nove mortos em bombardeamento do governo sírio numa vila controlada por rebeldes


Mapa de Idlib
Mapa de Idlib

BEIRUTE (AP) – O bombardeamento das forças do governo sírio contra uma vila no noroeste matou, no sábado, 25, pelo menos, nove pessoas, incluindo seis crianças, enquanto colhiam azeitonas, disseram ativistas da oposição.

O bombardeamento da aldeia de Qawqafeen, na província de Idlib, é a mais recente violação de uma trégua alcançada em Março de 2020 entre a Rússia e a Turquia, que apoiam lados rivais no conflito de 12 anos na Síria, que já matou meio milhão de pessoas.

Centenas de pessoas foram mortas ou feridas nos últimos anos em violações da trégua, que pôs fim a uma ofensiva governamental apoiada pela Rússia, que durou meses, na província de Idlib, no noroeste, o último grande reduto rebelde na Síria.

O bombardeamento do campo de colheita foi reportado pelo Observatório Sírio para os Direitos Humanos, monitor de guerra da oposição com sede na Grã-Bretanha, e pela Defesa Civil Síria da oposição, também conhecida como Capacetes Brancos.

Os Capacetes Brancos disseram que trataram de uma mulher ferida e entregaram os corpos dos mortos às suas famílias.

Em Idlib vivem mais de quatro milhões de pessoas, muitas delas deslocadas internamente devido ao conflito na Síria, que eclodiu em Março de 2011. A guerra deslocou metade da população pré-guerra do país, de 23 milhões, e deixou grandes partes da Síria destruídas

Fórum

XS
SM
MD
LG