Um cruzeiro de luxo, que zarpou com cerca 1.400 pessoas a bordo, chegou a um porto na Noruega, neste domingo, 24, depois de escapar, por pouco, de um desastre, quando os seus motores falharam durante uma tempestade.
A Reuters reporta que o Viking Sky, com 1.373 passageiros e tripulantes a bordo, enviou um sinal de socorro no sábado, quando ficou à deriva no Mar da Noruega.
O navio conseguiu reiniciar três de seus quatro motores no domingo de manhã, mas ainda precisou de ajuda.
Equipas de resgate retiraram 479 pessoas, uma a uma içadas para helicópteros, antes de o clima melhorar e o navio começar a ser rebocado. Muitos dos resgatados eram idosos.
Cerca de 900 pessoas ainda estavam a bordo quando o navio chegou ao porto de Molde, na costa oeste da Noruega.
“Foi muito perto de um desastre. O navio esteve a 100 metros de encalhar antes de poder reiniciar um dos motores”, disse o chefe de polícia Hans Vik, que lidera o Centro Conjunto de Coordenação de Resgate do sul da Noruega, à TV2. “Se eles tivessem encalhado, teríamos dito um gigantesco desastre.”
Construído em 2017, o Viking Sky tem 227 metros de comprimento e 29 metros de largura, diz aViking Ocean Cruises.
O fundador e presidente da Viking Cruises, o bilionário norueguês Torstein Hagen, se reuniu com alguns dos passageiros resgatados.
“Eles tiveram uma experiência chocante”, disse Hagen à TV2 norueguesa e outros meios de comunicação após a reunião com passageiros resgatados do convés do navio em meio a tempestades.
“A maioria dos nossos passageiros é de idosos...imagine como é ficar pendurado naquele fio. Deve ser uma terrível experiência, mas eles parecem ter lidado com isso muito bem”, disse Hagen.
Os 915 passageiros eram principalmente dos Estados Unidos e Grã-Bretanha, disseram os serviços de resgate. Havia também canadianos e australianos a bordo, entre outras nacionalidades, segundo a empresa.
Cerca de 20 passageiros feridos foram levados para o hospital, disse a Viking Cruises, enquanto outros tiveram apenas ferimentos leves.
Reuters.