Links de Acesso

Noite dos Óscares com o melhor filme em disputa


Cartaz sobre a transmissão dos Óscares em Hollywood Boulevard.
Cartaz sobre a transmissão dos Óscares em Hollywood Boulevard.

A cerimónia de entrega dos Óscares, a mais alta distinção do cinema, realiza-se no domingo, sem que haja um vencedor claro entre “Anora”, “The Brutalist”, “Conclave” e outros filmes que concorrem ao prestigiado prémio de melhor filme.

Timothee Chalamet e Demi Moore vão disputar os seus primeiros Óscares na cerimónia da passadeira vermelha em Hollywood. O espetáculo será transmitido em direto na rede ABC da Walt Disney a partir das 16h00, hora do Pacífico.

O comediante e apresentador Conan O'Brien disse que planeava misturar piadas, celebrações de cineastas e momentos sérios, incluindo homenagens a Los Angeles, que se recupera dos incêndios florestais de janeiro. É provável que ele aborde a política dos EUA, mas não se debruce sobre ela, disse ele.

“As boas piadas são muito importantes, mas há mais do que isso”, disse O'Brien aos jornalistas na semana passada, enquanto se preparava para a sua primeira atuação como apresentador dos Óscares. “Estamos a tentar encontrar diferentes tons, diferentes texturas”.

A corrida aos Óscares deste ano tem sido marcada por reviravoltas e nenhum filme dominou os prémios de cinema precursores.

Isso manterá o drama até ao final do espetáculo de domingo. Qualquer um dos três pode ganhar o prémio de melhor filme, de acordo com os especialistas dos Óscares. Um deles é “Anora”, a história de uma trabalhadora do sexo que tem a oportunidade de viver uma história de Cinderela. Os outros dois são “The Brutalist”, sobre um imigrante judeu e arquiteto que persegue o sonho americano, e “Conclave”, que retrata os procedimentos secretos para a escolha do Papa.

Entre os outros filmes nomeados para a categoria de melhor filme contam-se o musical de sucesso “Wicked”, uma prequela de “O Feiticeiro de Oz”, e “A Complete Unknown”, o filme biográfico de Bob Dylan protagonizado por Chalamet.

O musical da Netflix “Emilia Perez” chega à cerimónia com o maior número de nomeações. Mas as suas hipóteses de vitória diminuíram quando surgiram posts ofensivos nas redes sociais da estrela Karla Sofia Gascon.

A atriz, a primeira pessoa abertamente transgénero nomeada para um Óscar de representação, desapareceu do circuito dos prémios, mas espera-se que esteja presente na cerimónia de domingo.
A sua co-protagonista, Zoe Saldana, é a favorita para ganhar o troféu de atriz coadjuvante por interpretar uma agente que ajuda um barão da droga mexicano (Gascon) a transformar-se em mulher e a começar uma nova vida.

Os vencedores das estatuetas douradas dos Óscares são escolhidos pelos cerca de 11.000 atores, produtores, realizadores de cinema que compõem a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Por detrás do brilho, Hollywood está a travar uma batalha para manter o seu lugar no centro do negócio global do cinema. Nenhum dos 10 candidatos a melhor filme foi filmado em Los Angeles, sede da maioria das grandes empresas cinematográficas há mais de um século.

O nomeado para ator coadjuvante Kieran Culkin é o favorito pelo seu papel como um homem que viaja com o primo para a Polónia para estudar a história da família em “A Real Pain”.

O melhor ator poderá ir para Chalamet ou para a estrela de “The Brutalist” Adrien Brody, de acordo com os especialistas em prémios.

Espera-se que a melhor atriz vá para Moore por “The Substance”, embora um especialista tenha dito que a categoria poderia produzir uma vitória inesperada para a brasileira Fernanda Torres de “I'm Still Here”. A academia aumentou o número de membros internacionais, o que poderia favorecer Torres, disse Ian Sandwell, editor de filmes da Digital Spy.

“Ela poderia muito bem ser uma surpresa e a única a tirar o prêmio de Demi na noite”, disse Sandwell.

Os produtores abandonaram a tradição anual de ter músicos a interpretar cada uma das canções originais nomeadas, dizendo que queriam concentrar-se nos compositores.

Prometem muitos momentos musicais, incluindo uma atuação das estrelas de “Wicked” Ariana Grande e Cynthia Erivo e uma homenagem ao produtor musical Quincy Jones, que morreu em novembro.

Além disso, esperam-se alguns convidados que não foram anunciados anteriormente.

“Nós adoramos o elemento surpresa”, disse o produtor executivo Raj Kapoor.

Fórum

XS
SM
MD
LG