Links de Acesso

Nigéria: Sobe para  86 número de mortos em explosão de camião-cisterna 


Explosão de camião-cisterna na Nigéria
Explosão de camião-cisterna na Nigéria

O número de mortos na explosão de um camião-cisterna na Nigéria, aumentou para 86, informaram os serviços de emergência no domingo, 19.

O camião que transportava 60.000 litros de gasolina explodiu após capotar numa estrada no centro do país no sábado, matando as pessoas que tentavam tirar o combustível.

As equipas de resgate tinham anteriormente estimado o número de mortos em 70.

"Enterrámos 86 corpos queimados entre o meio-dia de ontem e as 2h da manhã de hoje", disse Ibrahim Audu Husseini, porta-voz da agência de gestão de emergências do estado do Níger.

"Levámos 14 horas a enterrar os corpos porque não conseguimos escavadoras e tivemos de pedir aos habitantes locais para cavarem a vala comum manualmente."

Disse que outras 52 pessoas sofreram "queimaduras graves devido à explosão".

A explosão ocorreu no cruzamento de Dikko na estrada que liga a capital federal Abuja à cidade de Kaduna, no norte.

Uma multidão de pessoas acorreu ao local onde o camião-cisterna virou em busca de combustível, cujo preço disparou em plena crise económica.

"Vi uma mulher a carregar um bidon de combustível e o bidon explodiu e o combustível espirrou para cima de mim", disse Dalandi Abdullahi à AFP a partir do hospital onde estava internado, onde tratava os braços e o tronco devastados pelas chamas.

"Foi assim que me queimei", explicou o jovem de 29 anos.

O comerciante Bashiru Umar, que perdeu mercadorias no incêndio, disse: "O gerador foi a causa do incêndio, e não havia água para o apagar".

"Os que se queimaram não foram os que foram buscar o combustível... Alguns também faziam parte da multidão que se queimou, pois o era grande", acrescentou o jovem de 28 anos.

Fórum

XS
SM
MD
LG