O fotógrafo cabo-verdiano Zé Pereira aproveita a celebração do Natal para uma reflexão sobre a criança que vive na rua, enquanto Alfa Thulana, em Maputo, Moçambique, canta pela paz.
Pereira e amigos organizam um almoço, no sábado, 24, no Café Delmar, na cidade do Mindelo, para um grupo de crianças da cidade, o que ele considera parte de uma ambição maior.“A situação exige medidas de fundo para tirar as crianças da rua. Pretendemos desenvolver medidas mais inclusivas para que a cidade de Mindelo as acolha de diversas formas”, diz o fotógrafo.
Pelo menos 20 crianças e adolescentes beneficiam da acção.
Pereira emociona-se ao falar desta acção: “É duro ver crianças nessa condição. Eu, por outras razões, no meu passado, na condição de adulto, já vivi na rua...sei o que é uma criança passar por isso”.
Em Moçambique, o cantor gospel Alfa Thulana participa, esta noite, 23, no concerto de Natal, na Igreja Assembleia de Deus da Baixa em Maputo, para partilhar uma mensagem de esperança “num pais marcado pelo que chamamos de avanços militares”, tal como diz.
“Vou apresentar músicas que podem reatar relações desfeitas e amizades perdidas porque Cristo é a união entre as pessoas”, diz o autor do disco “Send me”.A paz em Moçambique preocupa Thulana: “Já não há outra solução que não seja Cristo. Eu penso que esta é altura para os políticos olharem para o amor e boa convivência entre os homens”.
Acompanhe a conversa com os dois artistas na rubrica Artes & Entretenimento: