Munícipes da cidade de Nampula exigem da nova gestão municipal, encabeçada por Luís Giquira, da Frelimo, a resolução dos reais problemas, como vias de acesso, expansão da rede de abastecimento de água, transporte público e criação emprego para os jovens.
Os munícipes, que falavam no âmbito da tomada de posse do novo autarca, esperam que o retorno do partido Frelimo, depois de dez anos na oposição, seja uma oportunidade para uma boa governação.
O empossado Giquira prometeu criar “mecanismos para a boa governação, que se traduzirão na expansão da rede de abastecimento de água, melhoria de saneamento, expansão da rede escolar e sanitária, combate à corrupção e burocratismo.”
Giquira, empresário que vira político, foi declarado vencedor, no pleito de finais do ano passado, num processo bastante contestado pelo incumbente Paulo Vahanle, que não poupou críticas aos órgãos de gestão eleitoral.
“Isto que assistimos, em Moçambique, em particular na autárquia de Nampula, foi uma vergonha, matamos a democracia. Nós assistimos nesta cidade pessoas com boletins pré-votados, a polícia a ameaçar os membros de mesa da oposição, isso não ajudou,” disse Vahanle.
Acompanhe:
Fórum