A competência, a criatividade e o empenho das mulheres titulares de cargos no Executivo provincial foram objecto de reconhecimento público por parte dos cidadãos de vários extractos sociais da província do Namibe.
Em declarações à VOA, os populares encorajam as autoridades a apostar mais nas mulheres em cargos de liderança por terem demonstrado um lato grau de responsabilidade, criatividade, atenção e apoios prestados aos necessitados, assim como o respeito pela ética e a pessoa humana,.
De entre as mulheres homenageadas, destacam-se a vice-governadora, Maria dos Anjos Mahove, a Administradora Municipal do Virei, Juliana Fonseca, a Directora Provincial da Saúde, Josefa Rebeca Cangombe “Braço- de-ferro”, a Directora Provincial de Administração Publica, Emprego e segurança Social, Teresa Cacuhu do Menino Jesus, a Directora da Família e Promoção da Mulher, Graça Albuquerque, a Directora do Comercio, Hotelaria e Turismo, Amélia Camunheira e a Directora da Reinserção social, Lemba Lopes.
Josefa Rebeca Cangombe disse, entretanto, que a vertente preventiva e a luta contra a malária, a tuberculose, HIV-SIDA, DDA,s e outras doenças, constam no rol das prioridades para 2016.
A formação profissional e mais emprego para os jovens, assim como a imperactividade da fiscalização do cumprimento da lei geral do trabalho, no sector público e privado, consituem a luta da APESS, segundo a sua directora, Teresa Cacuhu do Menino Jesus.
O Minars, por seu turno, continuará a prestar maior atenção aos mais desfavorecidos.
Lemba Lopes, titular do cargo, fez recordar ainda que a formação dos educadores de infância é uma tarefa também a ter em conta.
Por seu turno a Administradora do Virei, Juliana Fonseca convida os potenciais investidores a visitar as terras do carneiro, um dos municípios mais ricos em recursos minerais na região sul de Angola.