Pescadores artesanais no Namibe já se beneficiam do combustível subvencionado pelo Estado na ordem de cinco kwanzas por cada litro de gasolina ou gasóleo.
Com efeito a primeira terminal de combustível subvencionado foi inaugurada no sábado na comuna piscatória da Lucira, onde, contrariamente ao preço de 160 kwanzas o litro de gasolina praticado nas bombas de combustíveis, os pescadores vão comprar ao preço de 150 kwanzas.
O mesmo vai acontecer com o gasóleo que deverá custar 130 kwanzas contra 135 praticado oficialmente.
Para os pescadores artesanais, o mais gratificante foi a colocação de um terminal de combustíveis mais próximo dos pescadores, sem mais constrangimentos e despesas adicionais.
A VOA soube que dois outros terminais com capacidade de 50 mil litros cada serão igualmente instalados nos próximos dias nas sedes dos municípios do Namibe e do Tombwa.
Na Comuna da Lucira o terminal ora inaugurado estará sob gestão de uma empresa membro da Associação de Pescas denominada “Lucimar”.
O presidente da Pesca Industrial, Mário Franca de Faria garantiu que o abastecimento é para já, mas vai-se desencadear um processo de sensibilização para que todos os associados se legalizem.
O governador do Namibe, Rui Falcão garantiu a continuação do processo de reestruturação do sector das pescas na província, "para melhor corresponder à dinâmica que se impõe na diversificação da economia e contribuir para a segurança alimentar com o produto do mar".