Um dia após violentos confrontos nas ruas do Namibe, capital da província do mesmo nome, envolvendo a polícia e mototaxistas, as autoridades locais disseram que já iniciou a emissão de cartões de abastecimento de gasolina que vão permitir aos transportadores comprarem gasolina ao preço subsidiado.
Os confrontos no Namibe, tal como em outras partes do país, ocorreram depois de o Governo acabar com os subsídios à gasolina sem, contudo, preparar a entrega dos cartões como prometido.
Archer Mangueira, governador do Namibe, disse à Voz da América estar empenhado para o carregamento de todos cartões de abastecimento de gasolina, no banco BAI e deste modo diminuir a pressão dos kupapatas e taxistas, visando “continuarem sem constrangimentos no trabalho de apoio às nossas comunidades”.
Mais de 1500 cartões já tinham sido carregados até terça-feira.
Bento Rafael, presidente nacional da Amotrang confirma o acordo com o Governo e aconselha calma porque “porque todos vão se beneficiar dos cartões de abastecimento de gasolina”.
“Não há razão de criar desordem, não há de criar levantamento para partir bens públicos", reitera Rafael, quem apela "àqueles que não receberam devem ir ao licenciamento porque o processo não terminou".
Os responsáveis das distintas associações de taxistas e kupapatas do Namibe, à margem do encontro realizado na noite de segunda-feira, 12, com o governador Archer Mangueira, valorizaram o empenho das autoridades da província, mas alguns mostraram-se cépticos com os procedimentos do último cadastro.
Outros disseram terem sido contactados por supostos activistas da Huíla para aderirem às manifestações sob ameaças de morte e tentativas de aliciamento financeiro.
Durante os distúrbios, a policia deteve mais de 30 jovens que ainda não foram submetidos a julgamento sumário como se previa.
Fórum