A cidade do Namibe está às escuras há três dias por alegada falta de combustível nos dois grupos geradores.
A escassez de combustíveis que se faz sentir na província litoral sul de Angola, nos últimos dias, afectou grandemente o sector da energia eléctrica que há três dias deixou de abastecer a cidade do Namibe.
Alguns cidadãos queixaram-se da falta de informação sobre a situação desconhecendo a razão da falta de electricidade e água que afecta a cidade e quando é que a situação será resolvida.
Muitos dizem ter á perdidos os seus bens perecíveis e outros queixam-se da delinquência que se aproveita da escuridão
A VOA procurou ouvir o director em exercício da Empresa Nacional de distribuição de Energia Eléctrica, mas este negou prestar qualquer informação sobre o não abastecimento da energia eléctrica à cidade do Namibe.
Uma fonte do governo provincial disse contudo à VOA que a Prodel, - Empresa de Produção Electrica - nos últimos dias recebia apenas 7 mgts da barragem eléctrica da Matala, província da Huila, e por razões não esclarecidas, aquela barragem deixou de fornecer a energia eléctrica à província do Namibe, subcarregando os três grupos geradores existentes nas mediações ao aeroporto Welwitschia Mirabilis e Tchitoto, bairro do Cambongue.
A fonte acrescente que a província não tem stock para alimentar os grupos geradores para o fornecimento de energia eléctrica à cidade do Namibe.
. O receio de passar a festa natalícia e de ano novo é ainda maior, questionando as promessas eleitorais de 23 de Agosto como sendo um dos fracassos do partido que governa o país.