Links de Acesso

Nairobi: África marca sua agenda no debate sobre mudanças climáticas


Inundações na África do Sul
Inundações na África do Sul

Programa "Agenda Africana", com Alexandre Rodrigues, assessor especial do ministro da Agricultura e Ambiente, e Rui Silva, ativista ambiental moçambicano.

O continente que apenas emite quatro por cento dos gases com efeito estufa para a atmosfera viu desastres climáticos afectarem 110 milhões de pessoas e causarem 5.000 mortes em 2022.

A África ainda sofre desproporcionalmente os efeitos do aquecimento global, que agravará a crise alimentar e os conflitos no continente, de acordo com um alerta da Organização Meteorológica Mundial feito nesta semana.

please wait

No media source currently available

0:00 0:20:20 0:00

O continente ainda pode perder de 290 mil e 440 mil milhões de dólares nas próximas décadas, depois de ver baixar a produtividade agrícola em cerca de 34% desde 1961, devido às mudanças do clima.

Para complicar mais a equação, cerca de 55% da população ainda se dedica à agricultura.

Nairobi, a capital do Quénia, acolheu nesta semana a primeira Cimeira de Ação Climática de África e a Semana do Clima, em preparação para a Conferência do Clima COP 28 a decorrer no Dubai, nos Emirados Árabes Unido, de 30 de Outubro a 12 e Novembro.

A Cimeira terminou na quarta-feira, 6, com um apelo aos líderes mundiais para que se mobilizem em torno de um imposto global sobre o carbono aplicável aos combustíveis fósseis, à aviação e aos transportes marítimos, da reforma do sistema financeiro mundial e que os países maiores emissores mundiais de gases e mais ricos cumpram as suas promessas, especialmente a de 100 mil milhões de dólares anuais em financiamento climático para os países em desenvolvimento.

Alexandre Rodrigues, assessor especial do ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, que participou na Semana do Clima, em que foi panelista, e o ativista ambiental moçambicano Rui Silva consideram que a Cimeira aconteceu num momento importante e serviu para colocar na agenda mundial a pauta africana.

No programa Agenda Africana, da Voz da América, com pontos de vista complementares, embora de posições diferentes, ambos apontam os caminhos que o continente deve trilhar para enfrentar e adaptar-se às alterações climáticas, sem hipotecar o seu desenvolvimento nem as próximas gerações.

Fórum

XS
SM
MD
LG