Links de Acesso

Não viaje a Moçambique, dizem Grã-Bretanha e Estados Unidos


Moçambique está desde o início do ano na lista de países perigosos a não visitar ou a “reconsiderar” pela Grã-Bretanha e pelos Estados Unidos.

Com efeito Moçambique foi incluído na lista de países para onde deslocações são consideradas perigosas pelo ministério dos Negócios Estrangeiros britânico.

Os últimos países a serem incluídos na lista britânica de países a não serem visitados são para além de Moçambique, a Rússia, Ucrânia, Bielorússia, Ucrânia, Irão, Sudão e Líbano.

Por seu turno o Departamento de Estado americano mantém Moçambique no nível 3 de aviso aos cidadãos americanos, de um máximo de quatro.

Dentro deste nível os americanos devem “reconsiderar” viajar a Moçambique devido a distúrbios resultantes de manifestações.

Os americanos, diz o departamento de Estado devem “reconsiderar viajar a Moçambique devido a questões sanitárias, crime, instabilidade civil e terrorismo”.

As manifestações tornaram-se “muitas vezes violentas” com “pilhagens, vandalismo e destruição de propriedade” e a resposta policial inclui muitas vezes “munições reais e gás lacrimogéneo”.

“O crime violento como assaltos é uma ocorrência comum”, diz o portal do departamento de Estado.

Avisa ainda que os americanos não devem devem viajar a “alguns distritos das províncias de Cabo Delgado e Nampula devido a terrorismo”.

Fórum

XS
SM
MD
LG