Luanda acolhe no próximo dia 31 o Fórum Rural Nacional para o qual foram seleccionadas 120 mulheres da província de Kuanza Sul.
Para a vice-governadora da província para o sector político e social Maria de Lourdes Veiga, a mulher na comunidade rural é por excelência um elemento activo e indispensável para a sociedade, uma vez que ela constitui a principal força de trabalho no sector agrícola e contribui para o PIB com a comercialização dos seus produtos.
Segundo a governante a solução dos problemas do meio rural exige uma acção redobrada, multissectorial e conjugada de toda sociedade.
As mulheres, por seu lado, exigem a construção de mais escolas e hospitais, asfaltagem das vias de acesso para facilitar o escoamento a tempo dos produtos do campo.
Do município de Cassongue, as mulheres reclamam das péssimas condições e, que vivem os seus cônjuges, ex-militares, e pediram uma maior atenção do Governo.
Outra grande preocupação das mulheres rurais é o quase inexistente policiamento de proximidade, factor que tem estado na origem de vários crimes, como violações, uso e comercialização de drogas e bebidas alcoólicas por parte de adolescentes .
Por seu lado, a secretária de Estado da Família e Promoção da Mulher Ana Paula do Sacramento Neto destacou as potencialidades agrícolas da província e incentivou as mulheres a darem o seu máximo para que as famílias sejam cada vez mais fortes e unidas.