Links de Acesso

Mpox: primeiro caso em Marrocos e no Norte de África


As mãos de um doente com erupções cutâneas causadas pelo vírus mpox
As mãos de um doente com erupções cutâneas causadas pelo vírus mpox

Marrocos notificou um caso da nova variante do vírus mpox na cidade turística de Marraquexe, o primeiro caso no Norte de África desde que a OMS anunciou um alerta de saúde pública em agosto, anunciou esta sexta-feira, 13, o Centro de Controlo de Doenças (CDC) África.

O CDC África “confirma o primeiro caso de mpox no Norte de África em 2024, registado a 12 de setembro pelo Ministério da Saúde marroquino”, refere o Centro em comunicado.

O paciente que “testou positivo” é “um homem de 32 anos de Marraquexe, atualmente estável e em isolamento”, que “está a receber tratamento”, disse o CDC.

De acordo com o Centro, as autoridades marroquinas activaram o procedimento de emergência, “destacaram uma equipa de resposta rápida e iniciaram investigações epidemiológicas e rastreio de contactos”.

Por seu lado, o Ministério da Saúde marroquino declarou que o doente estava a receber “os cuidados necessários num centro médico especializado em Marraquexe e que se encontra num estado de saúde estável que não suscita preocupações”.

De momento, nenhuma das pessoas que estiveram em contacto com o doente apresenta sintomas, segundo o Ministério.

O ressurgimento do Mpox na República Democrática do Congo, mas também no Burundi, no Quénia, no Ruanda e no Uganda, levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar, em meados de agosto, uma emergência de saúde pública de âmbito internacional, o nível de alerta mais elevado.

A estirpe do clado 1, responsável pela atual epidemia em África, é fatal em 3,6% dos casos e é particularmente perigosa para as crianças, segundo a OMS.

A varíola é uma doença viral que se transmite dos animais para os seres humanos, mas também é transmitida através de contacto físico próximo. A doença provoca febre, dores musculares e lesões cutâneas.

De acordo com o CDC África, desde o início do ano, foram notificados 26 544 casos, dos quais 5 732 foram confirmados e 724 morreram. O primeiro caso notificado em Marrocos eleva para 15 o número de países africanos afectados pela epidemia, que se concentra atualmente na África Central, com 23.761 casos, dos quais 5.588 confirmados e 720 mortos.

Fórum

XS
SM
MD
LG