Links de Acesso

MPLA reconhece derrota em Luanda, maior praça eleitoral


Apoiantes da UNITA presentes no último comício do partido no Cazenga, Luanda.
Apoiantes da UNITA presentes no último comício do partido no Cazenga, Luanda.

A UNITA e a Frente Patriótica Unida protagonizaram um feito que fica marcado na história dos processos eleitorais em Angola ganhando a maioria de votos capital, Luanda, principal praça eleitoral do país.

Sob liderança de Adalberto Costa Júnior, a UNITA quebrou a invencibilidade do MPLA, na capital, em 20 anos de processo democrático no país.

Por seu turno, Florbela Malaquias, a antiga militante da UNITA, que lidera o Partido Humanista de Angola, destaca-se por ter obtido mais votos do que a Coligação CASA-CE.

Bela Malaquias
Bela Malaquias

Face ao actual cenário, o MPLA mantém-se como o maior partido parlamentar, embora perdendo a maioria qualificada, o que é, também, um resultado directo da votação em Luanda, e João Lourenço é reconduzido como inquilino do Palácio da Cidade Alta.

Para falar sobre o assunto, ouvimos o jornalista Armindo Laureano; o especialista em assuntos eleitorais, Luis Jimbo; e o secretário para a informação do MPLA, Rui Falcão.

Na análise, afirma-se que a postura do partido liderado por João Lourenço terá agora, forçosamente, de mudar.

Por outro lado, dizem os analistas, espera-se um MPLA mais dialogante no dia-a-dia parlamentar e, provavelmente, com maior abertura para negociar com a oposição, que deverá facilitar a geração de pactos de regime focados em sectores essenciais, como a realização de eleições autárquicas, a saúde e a educação.

Acompanhe:

MPLA reconhece derrota em Luanda, maior praça eleitoral
please wait

No media source currently available

0:00 0:22:23 0:00
XS
SM
MD
LG