O MPLA e as autoridades angolanas continuam a manter o silêncio sobre o estado de saúde e o paradeiro de Bornito de Sousa, candidato à vice-presidência do país por esse partido.
Bornito de Sousa não é visto em público desde o passado dia 31 de Julho e na semana passada viajou para o estrangeiro para tratamento médico.
Isto depois de ter desmaiado durante a campanha eleitoral no Kwanza Norte e receios que tivesse sofrido um Acidente Vascular Cerebral.
Segundo soube a Voz da América, Bornito de Sousa deveria regressar hoje (Terça-feira, 8 de Agosto) ao país, o que indicaria que não foi grave o seus problema de saúde, mas até agora nada foi anunciado.
O analista político Agostinho Sikato, do Centro de Debate e Estudos Académicos de Angola, disse que a ausência de Bornito de Sousa não afecta a campanha do MPLA porque a imagem dos vice presidentes não está a ser usada nas campanhas dos partidos políticos.
Mas Sikato disse que a ausência de informação indica que o MPLA “comunica mal”.
“Se não se informa é uma oportunidade para se ver que o MPLA comunica mal” disse.
Para além disso o eleitorado do MPLA “tem o direito a ser informado do que é que se passa com o segundo cabeça de lista” do seu partido, acrescentou.