O Conselho Constitucional (CC) de Moçambique anunciou nesta segunda-feira, 24, a lista final dos candidatos à Presidência da República, nas eleições de 9 de Outubro.
Ao contrário do que se esperava, não há nenhuma mulher candidata, apesar do processo submetido por Dorinda Catarina Eduardo, do Movimento Nacional para a Recuperação da Unidade Moçambicana.
Daniel Francisco Chapo, da Frelimo; Lutero Chimbirombiro Simango, do MDM; Ossufo Momade, da Renamo; e Venâncio António Bila Mondlane, da Coligação Aliança Democrática.
Os quatro foram apurados de uma lista inicial onde constavam 11 candidaturas, das quais, sete acabaram chumbadas. Ficaram de fora: Dorinda Catarina Eduardo, Manuel Carlos Dias dos Santos Pinto Júnior, Mário Albino, Miguel Rafael Simbine Mabote, Domingos Jossias Zucula, Feliciano Maguiuanhane Machava e Rafael Fernando Bata.
De acordo com o acórdão de validação, emitido nesta tarde, o CC justifica a eliminação das candidaturas, com existência de irregularidades nas fichas de candidatura.
O CC diz que as irregularidades vão desde a falsificação de assinaturas a fichas sem assinaturas, entre outras, que foram alegadamente assinadas pelo mesmo punho.
Fórum