Dikembe Mutombo, o Hall of Fame, um centro agitador que passou grande parte da sua carreira pós-basquetebol como embaixador do desporto, morreu de tumor no cérebro aos 58 anos, anunciou a NBA na segunda-feira.
“Dikembe Mutombo era simplesmente maior do que a vida”, disse o comissário da NBA, Adam Silver, em comunicado. “No campo, foi um dos maiores bloqueadores e defensores da história da NBA.
"Não havia ninguém mais qualificado do que Dikembe para servir como o primeiro Embaixador Global da NBA. Era um humanitário na sua essência. Adorava o que o jogo de basquetebol podia fazer para ter um impacto positivo nas comunidades, especialmente na sua terra natal , a República Democrática do Congo e por todo o continente africano. Eu tive o privilégio de viajar pelo mundo com Dikembe e ver em primeira mão como a sua generosidade e compaixão elevaram as pessoas. o seu sorriso contagiante e profundo", disse Adam Silver.
Mutombo, que foi diagnosticado com um tumor cerebral em 2022, jogou 18 temporadas na NBA nos Denver Nuggets, Atlanta Hawks, Philadelphia 76ers, New Jersey Nets, New York Knicks e Houston Rockets antes de se retirar após a temporada 2008-09.
Seguindo a sua carreira de jogador, trabalhou extensivamente em causas de beneficência e humanitárias. Serviu como embaixador do desporto, particularmente no desenvolvimento da Liga Africana de Basquetebol, que completou a sua segunda temporada em 2022.
Mutombo falava nove línguas e fundou a Fundação Dikembe Mutombo em 1997, concentrando-se na melhoria da saúde, da educação e da qualidade de vida da população do Congo. A sua fundação liderou a construção de um hospital com 170 camas em Kinshasa, a capital, e esta instalação tratou quase meio milhão de pessoas, independentemente da sua capacidade de pagar os cuidados.
Também fez parte dos conselhos de muitas organizações, incluindo a Special Olympics International, a Fundação CDC e o Conselho Nacional do Fundo dos EUA para a UNICEF.
Fórum