Links de Acesso

Morreu autarca cabo-verdiano Beto Alves que tentou suicídio


Beto Alves, presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago, Cabo Verde
Beto Alves, presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago, Cabo Verde

Ele foi encontrado baleado na terça-feira

O presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago, Cabo Verde, que terá tentado suicidar-se na terça-feira, faleceu nesta quinta-feira, 24, no Hospital Central Dr. Agostinho Neto, na capital do país.

A notícia foi avançada pelo director clínico daquele estabelecimento, Victor Costa, quem confirmou à Televisão de Cabo Verde que José “Beto” Alves Fernandes morreu às 13:20 locais.

O autarca foi encontrado baleado na varanda da sua casa na madrugada de terça-feira, 22, com a arma do lado.

A meio da manhã do mesmo dia, a Polícia Judiciária informou que, depois de breves diligências, tudo apontava para uma tentativa de suicídio, mas que as investigações continuavam.

Beto Alves foi transferido para o Hospital Central Dr. Agostinho Neto onde esteve em coma na Unidade de Cuidados Especiais.

Desde o princípio, o director clínico do Hospital Central Dr. Agostinho Neto, reconheceu que a situação era crítica.

"O projéctil encontra-se alojado no cérebro. Pela a natureza da lesão, a agressão por arma de fogo é sempre uma lesão grave, e pelo tempo transcorrido e pela curta distância que eu acabei de vos dizer, o impacto é sempre maior, desse modo a situação clinica dele é uma situação muito critica e que é claro corre o risco de vida ", afirmou na altura Victor Costa, acrescentando que era “um traumatismo cranioencefálico grave, e que tudo indica, segundo os sinais observados, que o disparo terá sido feito a curta distância, muito curta distancia".

Ontem, a Câmara Municipal de Santa Catarina avançou que o autarca tinha morrido, mas o hospital vei a público desmentir a notícia.

Este caso levou o coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Santa Catarina, António Alte Pinho, a apresentar a sua demissão à presidente em exercício, a vereadora Jassira Monteiro.

Em comunicado, o Movimento para a Democracia (MpD), partido de Beto Alves, disse que “Santa Catarina perdeu um filho amado e o MpD um militante de todas as horas, aquele que sempre lutou pelo bem dos santa-catarinenses, o homem simples, humilde e do povo”.

José Alves Fernandes, de 44 anos, era casado e foi reeleito presidente da edilidade a 25 de outubro.

XS
SM
MD
LG