A moeda angolana, o kwanza, caiu esta semana para mais de 800 por dólar americano, a primeira vez que tal acontece, fazendo aumentar receios de uma maior inflação.
Pelo sétimo dia consecutivo o kwanza continuou a cair nos mercados cambiais, atingindo na manhã da terça-feira, 27, os 810,3 por cada dólar.
Desde o passado dia 11 de Maio, a moeda angolana já perdeu cerca de 37% do seu valor após as autoridades financeiras deixarem de apoiar a moeda nacional nos mercados cambiais comprando kwanzas com dólares.
A companhia de avaliação financeira Fitch Rating disse que as autoridades angolanas abstiveram-se de efectuar a venda de dólares em Abril e Maio e disse esperar que isso vá continuar.
Um analista da empresa numa nota enviada aos seus clientes afirmou não esperar que o banco central se torne num participante mais activo no mercado cambial para além das medidas tomadas no início de Junho, quando o Banco Nacional de Angola (BNA) vendeu 400 milhões de dólares na primeira semana e outros 320 milhões em títulos em dólares.
Aquele analista avisou que mais desvalorização é possível se o fornecimento doméstico de câmbios estrangeiros continuar restringido.
O BNA decidiu, entretanto, apertar as regras para impedir abusos nas operações de compra e venda de moeda estrangeira.
As medidas servem a necessidade de assegurar maior transparência às operações de venda de moeda estrangeira por parte das sociedades do sector petrolífero e diamantífero, que passam a ser obrigatoriamente registadas na plataforma Bloomberg FXGO, não podendo haver negociações paralelas.
Segundo especialistas e as próprias autoridades angolanas a redução da venda de dólares deve-se a uma queda de rendimentos e também ao facto de companhias petrolíferas estarem agora a efectuar o pagamento por bens e serviços em kwanza.
O elevado volume de pagamento da dívida aos credores internacionais no mês de Maio, "é outra razão e a queda do preço do petróleo são outras razões que provocaram uma acentuada descida do valor do Kwanza".
A inflação anual subiu 10,62% em Maio após 15 meses de queda.
Fórum