Um pedaço de destroços de um avião foi encontrado em terra no passado fim-de-semana na costa de Moçambique por um turista americano, na região de Vilanculos.
O turista, que passeava com pescadores na costa, entregou nesta quarta-feira, 2, o pedaço da protecção do estabilizador horizontal de voo ao Instituto de Aviação Civil de Moçambique em Maputo.
Cadeias de televisão americanas revelaram que a peça pode pertencer ao Boeing 777 que fazia o voo MH370 da Malaysian Airlines, desaparecido a 8 de Março de 2014.
A Malaysia Airlines já reagiu à noticia que classificou de “especulativa”.
O presidente do Conselho de Administração do Instituto de Aviação Civil de Moçambique confirmou à VOA ter recebido o material, mas diz ser “muito prematuro dizer a que avião pertence, o que deve ser feito por especialistas e instituições abalizadas”.
João Abreu lembrou haver “vários outros aviões do oceano Índico e que o do voo da Malaysia Airlines não se tem qualquer ideia de onde estará”.
Aquele responsável adiantou que será dado agora início ao processo de envio do material para a Malásia e “que envolve muitos aspectos, inclusive a vertente diplomática”.
O voo MH370 desapareceu a 8 de Março de 2014.