Links de Acesso

Moçambique: Governação de Nyusi foi “positiva” para alguns e a “pior da história” para outros


Nesta foto tirada no sábado, 12 de outubro de 2019, Filipe Nyusi e a sua esposa Isaura, num comício eleitoral em Maputo, Moçambique.
Nesta foto tirada no sábado, 12 de outubro de 2019, Filipe Nyusi e a sua esposa Isaura, num comício eleitoral em Maputo, Moçambique.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, vai amanhã ao parlamento apresentar o seu último discurso do Estado da Nação, a cinco meses de deixar o poder e, por isso, espera-se que seja um misto de despedida e balanço do seu postulado.

Enquanto se aguarda pelo informe, parte da sociedade já tem avaliação feita dos dois mandatos.

Moçambique: Governação de Nyusi foi “positiva” para alguns e “pior da história” para outros
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:58 0:00

"Foi uma governação de muita coragem e determinação para alcançar os objectivos e resolver, naturalmente, a implementação do Plano Quinquenal de governação. No final vamos ter uma nota positiva do desempenho de Filipe Nyusi enquanto Presidente da Republica", diz Gil Anibal, analista político e social.

Para o analista, Nyusi mostrou muita coragem e firmeza para resolver os problemas e colocar o país na estabilidade e rota do desenvolvimento, apontando as reformas legais nos sectores da justiça, administração pública, o crescimento económico e o processo de Desmilitarização, Desmobilização e Reintegração das milícias da Renamo, como alguns exemplos.

Pior governação

Por sua vez, Dércio Alfazema, outro analista político ouvido pela VOA, considera que os mandatos de Nyusi foram marcados por muitos desafios, tais como, calamidades naturais, dívidas ocultas e outros problemas que terão condicionado parte do seu exercício, contudo, numa análise global considera que podia ter feito "mais e melhor".

"A minha percepção é que apesar dos desafios, algumas coisas podiam ter sido feitas mais e melhor. A resposta para a questão da corrupção poderia ter dado mais sinais. Houve sim avanços na questão das dívidas ocultas, mas podia ter sido feito um pouco mais" diz Alfazema.

Mais crítico é o académico Rufino Sítio, que considera que, por tudo o que foi feito e pelo que ficou por fazer, o país teve a pior governação da história.

"De forma geral, a governação do Presidente Nyusi foi negativa e, potencialmente, a pior governação que Moçambique já teve", resume, apontando a "regressão nas metas de desenvolvimento", a situação da pobreza que registou aumento e a prevalência da insegurança urbana resultante da situação de sequestros, como alguns exemplos.

Nyusi assumiu a presidência em 2015 e cumpre agora os últimos meses do segundo mandato de cinco anos.

Fórum

XS
SM
MD
LG