Moçambique e Tanzânia assinaram hoje (21) dois acordos de reforço à cooperação bilateral no sector da paz e segurança.
A nova etapa de relacionamento bilateral foi rubricada num encontro entre o presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e a sua congénere tanzaniana, Samia Hassan, que está em Maputo para uma visita oficial de três dias.
"Tivemos conversações bilaterais de que resultaram dois memorandos, o primeiro, relativo a paz e segurança e outro sobre questões de evacuação, onde demos importantes passos em frente" disse a estadista tanzaniana, reservando detalhes públicos para o banquete oficial de recepção, a ser oferecido pelo homólogo moçambicano.
Com uma fronteira comum de mais de 700 quilómetros, os dois países olham para a luta contra o terrorismo, como uma questão vital, que precisa de cooperação mais estreita, que vá para além do que acontece nas esferas regionais.
"A Presidente Samia disse, directamente, que para além da sua participação ao nível da SAMIM (Força da SADC que combate o terrorismo em Cabo Delgado),Tanzania está disponível para poder cooperar connosco, de forma bilateral (…) para podermos facilitar a intervenção contra os problemas comuns, tendo em conta a fronteira que é comum" explicou Nyusi.
Paralelamente às questões de paz e segurança, os dois países assinaram acordos que visam reforçar e dar novo dinamismo à cooperação económica.