O Conselho Constitucional (CC) de Moçambique confirmou nesta quinta-feira 1, o afastamento da Coligação Aliança Democrata (CAD), que apoia a candidatura de Venâncio Mondlane à Preisdência da República, na eleição de 9 de outubro
Desta forma, o CC deita por terra todas as esperanças eleitorais da CAD, confirmando o afastamento que tinha sido determinado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Através de um acórdão relativo ao recurso submetido pela coligação que suporta a candidatura presidencial de Venâncio Mondlane, os sete conselheiros do CC deliberaram pelo afastamento da coligação.
O órgão justificou a reprovação do recurso e afastamento com base no facto de a CAD não ter submetido, em tempo determinado por lei, a comunicação ao Ministério da Justiça, o acordo da criação do novo convênio eleitoral.
Deste modo, Venâncio Mondlane, que esta semana esteve num périplo de promoção da sua candidatura pela Europa, pode avançar apenas como independente, sem qualquer suporte partidário oficial.
Fórum