Links de Acesso

Moçambique: Analistas questionam auditoria da Tabela Salarial Única


Metical, moeda de Moçambique
Metical, moeda de Moçambique

O Governo quer auditar a implementação da Tabela Salarial Única (TSU), num esforço tendente a melhorar a sua imagem, bastante afectada por causa deste sistema, dizem analistas, que, entretanto, não acreditam que essa auditoria produza resultados credíveis, porque é feita pelo próprio executivo.

Moçambique: Analistas questionam auditoria da Tabela Salaria Única
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:58 0:00

O Inspector-Geral do ministério moçambicano da Economia e Finanças, Emanuel Mahumo, citado pelo jornal Noticias, disse, após uma audiência com deputados da Assembleia da República, que o Governo iria auditar a implementação da Tabela Salarial Única para avaliar a sua eficácia e relevância.

O Governo pretende também avaliar a qualidade e veracidade dos dados sobre funcionários e agentes do Estado que os técnicos ligados à implementação da TSU introduziram no sistema.

Gift Essinalo, analista político e pesquisador do Centro de Integridade Publica (CIP), coloca em causa a relevância desta auditoria, porque é feita tardiamente, e, mais grave ainda, por uma entidade ou instituição não independente.

Ele diz que se fosse feita por uma entidade independente, “teríamos resultados mais credíveis; o governo vai tentar minimizar a gravidade do problema para não manchar a sua imagem, que, na verdade, já está manchada por causa deste sistema”.

Aquele analista anota que, mesmo assim, é preciso que haja responsabilização dos actores que cometeram erros na implementação da TSU, sobretudo por não terem seguido, de forma correcta, os procedimentos inerentes a este processo.

Por seu turno, o analista político e economista João Mosca, diz não perceber como é que o governo quer auditar algo que o próprio executivo concebeu, realçando que pode haver auditoria interna, que pode ter efeitos disciplinares e de correção, mas sem qualquer efeito jurídico.

Para aquele economista, esta auditoria resulta da pressão da sociedade, do Tribunal Administrativo, do FMI e de outros parceiros de cooperação que não estão satisfeitos com a TSU.

Por outro lado, Gift Essinalo, disse que pode ter havido erros no desenho da Tabela Salarial Única.

Fórum

XS
SM
MD
LG