O aprofundamento das relações político-diplomáticas entre Angola e os Estados Unidos e o aumento dos investimentos americanos em Angola estiveram em discussão nesta quarta-feira, 29, em Washington, num encontro entre o ministro das Relações Exteriores de Angola, Tete António, e a secretária de Estado Assistente para os Assuntos Africanos, Molly Phee.
A reunião antecedeu o encontro entre os Presidentes João Lourenço e Joe Biden a realizar-se nesta quinta-feira, 30, na capital americana.
O ministério das Relações Exteriores de Angola informou que no encontro entre António e Phee foram igualmente analisados assuntos regionais e globais “com foco para a resolução pacífica de conflitos e diálogo permanente no leste da República Democrática do Congo”.
Não foram dados outros pormenores.
No encontro participou também, entre outros, o director geral dos Serviços de Inteligência Externa de Angola, Matias Bertino Matsondo.
Recorde-se que, recenmente, a diretora nacional dos serviços de inteligência dos Estados Unidos, Avril Haines, esteve no Ruanda e na RDC para discutir o conflito e depois disso Washington afirmou que os presidentes dos dois países tinham acordado em tomar medidas para aliviar as tensões no leste da RDC.
Nos últimos dias, contudo, registou-se de novo um aumento dos confrontos entre rebeldes do M23, apoiados pelo Ruanda, e tropas governamentais.
Angola tinha anteriormente decidido enviar centenas de soldadads para a zona de guerra para ajudar a restabelecer a paz.
No encontro entre António e Phee foi “evocado" o papel que o Presidente João Lourenço “tem desempenhado na qualidade de Campeão para a Paz e Reconciliação em África...devido ao seu engajamento para a pacificação no continente”, avançava o comunicado angolano.
Fórum