Links de Acesso

Ministro angolano discutiu guerra na RDC com o Departamento de Estado americano


 Secretária de Estado Assistente para Assuntos Africanos Molly Phee e ministro das Relações Exteriores Tete António (FOTO do MIREX de Angola)
Secretária de Estado Assistente para Assuntos Africanos Molly Phee e ministro das Relações Exteriores Tete António (FOTO do MIREX de Angola)

Encontro antecedeu o encontro entre os presidentes João Lourenço e Joe Biden e nele esteve presente o chefe dos Serviços de Inteligência Externa de Angola

O aprofundamento das relações político-diplomáticas entre Angola e os Estados Unidos e o aumento dos investimentos americanos em Angola estiveram em discussão nesta quarta-feira, 29, em Washington, num encontro entre o ministro das Relações Exteriores de Angola, Tete António, e a secretária de Estado Assistente para os Assuntos Africanos, Molly Phee.

A reunião antecedeu o encontro entre os Presidentes João Lourenço e Joe Biden a realizar-se nesta quinta-feira, 30, na capital americana.

Molly Phee, secretária de Estado Assistente para os Assuntos Africanos dos EUA
Molly Phee, secretária de Estado Assistente para os Assuntos Africanos dos EUA

O ministério das Relações Exteriores de Angola informou que no encontro entre António e Phee foram igualmente analisados assuntos regionais e globais “com foco para a resolução pacífica de conflitos e diálogo permanente no leste da República Democrática do Congo”.

Não foram dados outros pormenores.

No encontro participou também, entre outros, o director geral dos Serviços de Inteligência Externa de Angola, Matias Bertino Matsondo.

Recorde-se que, recenmente, a diretora nacional dos serviços de inteligência dos Estados Unidos, Avril Haines, esteve no Ruanda e na RDC para discutir o conflito e depois disso Washington afirmou que os presidentes dos dois países tinham acordado em tomar medidas para aliviar as tensões no leste da RDC.

"Os EUA têm que olhar para Angola como um parceiro "
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:23 0:00

Nos últimos dias, contudo, registou-se de novo um aumento dos confrontos entre rebeldes do M23, apoiados pelo Ruanda, e tropas governamentais.

Angola tinha anteriormente decidido enviar centenas de soldadads para a zona de guerra para ajudar a restabelecer a paz.

No encontro entre António e Phee foi “evocado" o papel que o Presidente João Lourenço “tem desempenhado na qualidade de Campeão para a Paz e Reconciliação em África...devido ao seu engajamento para a pacificação no continente”, avançava o comunicado angolano.

Fórum

XS
SM
MD
LG