A cidade do Mindelo conhece uma movimentação diferente por estes dias, já que os grupos carnavalescos estão em pleno trabalho de preparação para o desfile de Carnaval 2016, que acontece na terça-feira, 9.
Flores do Mindelo, Cruzeiros do Norte, Vindos do Oriente e Monte Sossego são os quatro grupos que concorrem no desfilie oficial, enquanto a Escola de Samba Tropical faz as delícias da festa do “rei Momo” saindo às ruas do Mindelo na noite de segunda-feira, 8.
Para além destes grupos, realce para os Mandingas da Ribeira Bote, que, a par de outros grupos de animação, também dão uma prestimosa colaboração para o engrandecimento da festa do Carnaval mindelense, considerado o melhor do arquipélago.
Como sempre a organização do desfile oficial conta com a colaboração da Camara Municipal de São Vicente, entidade de que disponibiliza cerca de mil contos (10 mil dólares) a cada grupo oficial.
A nível central, o Ministério da Cultura concede apoios aos grupos carnavalescos de todas as ilhas do país para a montagem dos andores e outras estruturas para o desfile, incluindo uma parte em dinheiro.
O Vindos do Oriente fez uma preparação reforçada, já que segundo a presidente do grupo, Lili Freitas, o objectivo passa pela revalidação do título.
“Globalização” é o tema escolhido para o desfile -2016
O grupo Vindos do Oriente vai apresentar-se no desfile de terça-feira com três carros alegóricos e pensa colocar na avenida cerca de mil figurantes.
Inconformada com a segunda posição alcançada no desfile 2015, o Monte Sossego preparou-se com afinco para arrebatar a vitória este ano, segundo o presidente do grupo, António Duarte.
O lema escolhido pelo grupo Monte Sossego é “um ano em São Vicente”, numa alusão aos principais acontecimentos realizados na ilha do Porto Grande.
O grupo Monte Sucesso estará no desfile com três carros alegóricos e cerca de mil e quinhentos figurantes.
Terceiro classificado no ano passado, Cruzeiros do Norte intensificou os trabalhos de preparação visando a conquista do primeiro lugar.
A vice-presidente do grupo, Fátima do Rosário, reconhece os problemas, mas dia que o grupo escolheu como lema” Uma volta ao mundo 80 loucuras”,
Por sua vez, o grupo Flores do Mindelo último classificado do ano passado, queixa-se de algumas dificuldades na preparação para o desfile do carnaval 2016.
Ainda assim, a presidente do grupo, Ana Soare,s garante que vai estar presente no desfile para brincar o Carnaval e parte preparado para qualquer resultado, retratando, a situação social dos mais desfavorecidos como o tema “Tira-me da Rua “.
A cidade do Mindelo ganha outra movimentação por esses dias, já que o Carnaval domina todas as atenções.
A festa do “rei Momo” também é brincada um pouco por todas as ilhas do país, mas o destaque vai mesmo para o Carnaval de São Vicente e de São Nicolau, ilhas que recebem muitos visitantes nacionais e estrangeiros.
Ouça a reportagem: