Milhares de apoiantes de Donald Trump esperaram horas ao frio e à chuva para assistir ao seu comício de vitória no domingo, 19, um dia antes de o Presidente eleito regressar ao poder com planos para reformular a política de imigração e comércio dos EUA.
O republicano, de 78 anos, depositou uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido no Cemitério Nacional de Arlington no domingo, antes de fazer o seu grande discurso em Washington.
O "Make America Great Again Victory Rally" está previsto começar às 15h00. ET (2000 GMT) na Capital One Arena, um estádio coberto de hóquei e basquetebol e local de algumas das festividades de inauguração de segunda-feira, depois de previsões de frio intenso terem levado as autoridades a cancelar a celebração ao ar livre.
A fila de apoiantes, muitos vestidos com os casacos vermelhos e os bonés MAGA, imagem de marca de Trump, estendia-se por vários quarteirões do centro de Washington. Alguns gritavam "EUA! EUA!" e outros falavam em megafones enquanto esperavam.
Grandes áreas da cidade em redor do Capitólio dos EUA e da Casa Branca estão bloqueadas por vedações de aço desde a semana passada e há uma presença policial reforçada em toda a área.
O comício de Trump, juntamente com o seu discurso de tomada de posse na segunda-feira, pode ser uma antevisão do tom que planeia adotar durante o seu segundo mandato na Casa Branca. Nas últimas semanas, Trump deixou os aliados estrangeiros perplexos ao pensar em assumir o controlo da Gronelândia e do Canal do Panamá e transformar o Canadá num Estado dos EUA.
A imigração será um alvo das primeiras ações executivas de Trump após a tomada de posse, juntamente com questões energéticas e políticas destinadas a promover a diversidade, a equidade e a inclusão, disse o seu novo conselheiro de segurança nacional, Mike Waltz, à CBS.
"O povo americano deu-lhe um mandato claro. Bloquear a nossa fronteira, deportar o pior do pior, enfrentar os cartéis", disse Waltz em entrevista ao "Face the Nation".
A agenda de Trump foi um tema provável no seu pequeno-almoço com os senadores republicanos dos EUA na Blair House, o alojamento de hóspedes em frente à Casa Branca. O principal republicano do Senado, John Cornyn, e os senadores Susan Collins, Ted Cruz, Rick Scott e Tim Scott estavam entre os participantes vistos a abandonar o evento no domingo.
O comício irá provavelmente assemelhar-se aos discursos espontâneos que têm sido uma constante em Trump desde a sua primeira campanha para a Casa Branca em 2016.
Os presentes no evento MAGA
O homem mais rico do mundo, Elon Musk, que se tornou um confidente de Trump desde que gastou mais de 250 milhões de dólares na sua campanha, está programado para discursar no evento, juntamente com o vice-presidente eleito JD Vance, o CEO do Ultimate Fighting Championship, Dana White, o ativista conservador Charlie Kirk e a comentadora conservadora Megyn Kelly.
O CEO da TikTok, Shou Zi Chew, planeou comparecer no comício horas depois de Trump ter dito que iria reativar o acesso à aplicação nos Estados Unidos quando assumir o cargo na segunda-feira. Trump pediu às empresas que não deixem a aplicação chinesa ficar inativa, uma vez que a proibição dos EUA entrou em vigor no domingo. Espera-se que Chew se junte a outros executivos de tecnologia na tomada de posse de Trump na segunda-feira.
O cantor e rapper Kid Rock, o grupo disco The Village People, o cantor Billy Ray Cyrus e o cantor Lee Greenwood estão todos programados para atuar no comício.
Entretanto, Biden fez a sua última viagem oficial como Presidente no domingo a Charleston, na Carolina do Sul, para assinalar o Dia de Martin Luther King Jr., que também é na segunda-feira, disse a Casa Branca. Participará nos cultos e falará sobre o legado de King na Royal Missionary Baptist Church.
A tomada de posse está marcada para o meio-dia (hora do leste dos EUA) (17h00 GMT) de segunda-feira, quando Trump fará o juramento presidencial na rotunda do Capitólio, depois de o tempo frio ter levado os organizadores a transferir a cerimónia para um local fechado. Aproximadamente 25.000 polícias estarão presentes para garantir a segurança.
Fórum