O vice-presidente dos Estados Unidos Mike Pence inicia hoje uma visita à América Latina para uma viagem de uma semana que o vai levar à Colômbia, Argentina, Chile e Panamá.
Hoje Pence vai encontrar-se com o presidente da Colômbia Juan Manuel Santos.
A viagem de Pence surge um dia depois do presidente Donald Trump ter afirmado que os Estados Unidos mantêm a possibilidade de uma opção militar face á crescente crise na Venezuela.
O governo colombiano emitiu um comunicado afirmando condenar qualquer “medida militar e uso de força”, acrescentando que os esforços para se resolver a crise na Venezuela devem ser pacíficos e respeitar a soberania.
Na Colômbia as conversações deverão estar centradas contudo na aplicação de um controverso acordo de paz entre o governo colombiano e os rebeldes das Forças Armadas Revolucionarias da Colômbia, FARC.
O vice-presidente americano tornou-se nu embaixador intenerante dos Estados Unidos visitando várias países através do mundo.
Desde Abril Pence visitou a Coreia do Sul, Japão, Indonésia e Austrália, participou em reuniões de segurança em Munique e Bruxelas e deslocou se também à Estónia, Geórgia e Montenegro.