Links de Acesso

Michel Platini detido


Antigo jogador e presidente da UEFA é investigado em caso de corrupção
Antigo jogador e presidente da UEFA é investigado em caso de corrupção

O antigo jogador francês e ex-presidente da União Europeia de Futebol (UEFA) Michel Platini foi detido nesta terça-feira, 18, em Nanterre, na França, como parte das investigações sobre suposta corrupção na escolha do Qatar como sede da Copa do Mundo de 2022.

Platini, que comandou a organização de 2007 a 2015, cumpre um período de suspensão de quatro anos do futebol por violar o código de ética ao aceitar uma transferência de um milhão e 800 mil euros autorizada pelo então presidente da FIFA, Joseph Blatter, por trabalhos feitos entre 1998 e 2002.

A assessoria de comunicação do antigo jogador já reagiu dizendo que ele "não tem rigorosamente nada com que se recriminar e é totalmente alheio a factos que o ultrapassam".

A nota acrescentou que ele "exprimiu-se de forma serena, respondendo a todas as perguntas que lhe foram feitas pelos investigadores».

O antigo internacional francês foi «ouvido pelos investigadores como testemunha, num quadro que o impede de contactar com outras pessoas envolvidas no processo».

Em 2016, as autoridades francesas abriram uma investigação por suposta corrupção na escolha do Qatar como sede da Copa 2022 e Platini declarou-se como testemunha em Dezembro de 2017.

A investigação concentra-se numa reunião, nove dias antes da escolha da sede do Mundial, entre o antigo Presidente francês Nicolás Sarkozy, o primeiro-ministro do Qatar na época, o xeque Tamim Bem Hamad Al Than,i e Michel Platini, em Paris.

XS
SM
MD
LG