A embaixadora Maria de Jesus Ferreira é, desde segunda-feira, 21 de Maio, a nova representante permanente de Angola junto das Nações Unidas.
A angolana apresentou as suas cartas credenciais ao secretário-geral da ONU, António Guterres, durante um encontro na sede da organização em Nova Iorque.
Segundo uma nota da missão de Angola, “a diplomata reafirmou o compromisso de Angola com os princípios da Carta das Nações Unidas, que considera o multilateralismo e o diálogo como a principal via para alcançar a paz e segurança internacional, assim como reforçar a cooperação internacional.”
A nota da embaixada afirma que o secretário-geral agradeceu o apoio de Angola às suas reformas e “enalteceu o papel de liderança que Angola tem desempenhado na árdua tarefa de pacificar o continente africano, com destaque para a região dos Grandes Lagos.”
Na mesma nota, a embaixada afirma que “o secretário-geral saudou as reformas que o governo angolano tem vindo a efectuar, sob liderança do presidente João Lourenço, em prol do desenvolvimento socio-económico do país.”
Quem é Maria de Jesus Ferreira
A embaixadora foi nomeada a 7 de Fevereiro pelo Presidente angolano, João Lourenço.
A diplomata é a primeira mulher a exercer o cargo de embaixadora extraordinária e plenipotenciária e representante permanente de Angola junto da Organização das Nações Unidas.
Licenciada em Direito e mestre em Direito Internacional, era, desde 2011, embaixadora na Áustria, Eslovénia, Croácia e Eslováquia, com residência em Viena. Além disso, ela foi representante permanente junto da ONU em Viena.
A embaixadora é brigadeiro das Forças Armadas Angolanas na reserva, tendo sido transferida do Ministério da Defesa para o Ministério das Relações Exteriores em 1980, onde exerceu vários cargos de direcção dentro e fora do país.
Maria de Jesus Ferreira participou na luta pela independência de Angola, a qual foi declarada em 1975.
ONU News