Além da alteração do artigo 120 dos estatutos do MPLA, o oitavo congresso extraordinário que terminou nesta terça-feira, 17, teve como principal novidade a eleição de Mara Baptista Quiosa para o cargo de vice-presidente do partido, no lugar da cessante Luísa Damião, eleita no 6º Congresso Extraordinário de 2018.
A governadora da província do Kwanza Sul foi eleita na sessão extraordinária do Comité Central, que manteve Paulo Pombolo no cargo de secretário-geral do partido e reajustou a composição do Bureau Político do MPLA.
Formada em Sociologia e com mestrado em Gestão e Administração Pública, Mara Baptista Quiosa foi governadora da província do Bengo de 2017 a 2022, dirigiu a província de Cabinda daquela data até 15 de julho, data em que foi nomeada governadora do Kwanza Sul.
Além de destacar os ganhos do país sob a liderança do MPLA e de João Lourenço, os congressistas aprovaram a alteração do artigo 120 dos estatutos que determina agora que os candidatos a Presidente e vice-presidente da República serão escolhidos pelo Comité Central, sob proposta do Bureau Político.
Esta redação é igual à que vigorava até 2017 e que foi alterada pelo próprio João Lourenço.
Fórum