Links de Acesso

Maputo: Oposição pede posicionamento do Governo sobre invasão da Ucrânia pela Rússia


Abigail Dressler, Embaixada dos Estados Unidos em Maputo
Abigail Dressler, Embaixada dos Estados Unidos em Maputo

Diplomatas ocidentais na capital moçambicana reiteram solidariedade com Kyiv

O Governo moçambicano, parceiro histórico de Kremlin, continua sem manifestar qualquer posicionamento oficial perante a invasão.

Entretanto, os diplomatas de países ocidentais em Maputo manifestaram nesta segunda-feira, 28, a sua solidariedade à Ucrânia.

Maputo: Diplomatas ocidentais reiteram solidariedade com Kyiv; oposição pede posicionamento do Governo
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:35 0:00

"Nós, os Estados Unidos da América, a União Europeia, os nossos parceiros e aliados, por todo o mundo, estamos unidos no apoio à Ucrânia. Apoiamos a soberania da Ucrânia, o povo ucraniano e o governo democraticamente eleito," disse Abigail Dressler, representante do Embaixador dos EUA em Maputo, numa comunicação com diplomatas de vários países ocidentais.

No Parlamento, a oposição questiona e deixa críticas à mistura.

"O país está a perder uma grande oportunidade para solidarizar-se com as vítimas desta invasão e violação grosseira dos direitos humanos e soberania ucraniana" disse Arnaldo Chalaua, porta-voz parlamentar da Renamo.

Por sua vez, o MDM, segundo partido da oposição parlamentar, através do seu líder, Lutero Simango, afirmou que "um estado como nosso (Moçambique) deve tirar proveito dos grandes eventos internacionais para mostrar a sua solidariedade e não pode ficar em cima do muro".

Impacto nos preços

Com a guerra a caminhar para a primeira semana, a economia moçambicana está em alerta pelo impacto que já se faz sentir nos importadores de combustível.

"Os efeitos já são uma realidade. As facturas que estamos a receber agora com a importação de combustíveis, já está a superar aquilo que era a factura de Janeiro e quanto mais a situação prevalecer, não sabemos onde isto irá parar," disse Ricardo Cumbi, Secretário Geral da Associação dos importadores de combustíveis.

Por outro lado, as sanções cada vez crescentes impostas a Moscovo podem ameaçar outros sectores em Moçambique. A indústria de panificação depende muito do trigo russo.

Ucrânia está a ser vítima de "vontades imperialistas", diz Avelino Bonifácio
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:39 0:00

XS
SM
MD
LG