A cidade de Malanje está a ser enfeitada para receber nesta sexta-feira, 12, o Presidente da República que realizará visitas aos empreendimentos hidroeléctricos construídos na província.
O programa oficial da deslocação de João Lourenço ao município de Cacuso, onde estão as barragens de Laúca e Capanda, ainda é desconhecido, mas o corre-corre é visível na rua que dá acesso ao aeroporto local.
O mototaxista Da Graça António, de 31 anos de idade, diz que a imagem da cidade está a mudar nos últimos dias.
“Estamos a ver os homens da limpeza que estão a trabalhar e também nós queremos as melhores condições dos novos parques, é uma solução que depende dos nossos lideres”, afirma António.
Bernardo Francisco, de 26 anos, é da opinião de que se há dinheiro para ornamentar a cidade deve igualmente se encontrar uma saída para aumentar a empregabilidade da juventude local.
“Este dinheiro que estão a pintar a cidade seria para dar àqueles que estão a necessitar, por exemplo, nós, eles consideram que o mototáxi é trabalho. Isso não é trabalho é risco de vida, nós só nos sentimos felizes quando chegamos a casa, porque estivemos na estrada não sei! Só Deus sabe o que vai acontecer connosco”, lamenta.
Helena Tenente, estudante universitária que felicita a presença de João Lourenço em Malanje, pede a despartidarização das estruturas governamentais.
“O Presidente da República tem uma missão enorme, essa missão é de servir o país na íntegra, e gostaríamos nós (...) que mudasse a forma de actuação, que o Presidente despartidarize as instituições públicas porque o Presidente é um servidor público porque tem uma população que o elegeu, mas estamos a ver que o Presidente faz mais promessas do que outra coisa”, admite.
O Presidente João Lourenço esteve em Malanje em Agosto de 2022 na qualidade de candidato do partido MPLA para as eleições gerais daquele ano.
João Lourenço vai visitar as barragens de Laúca e Capanda.
Fórum