O supervisor provincial do programa de Luta contra o VIH/SIDA em Malanje Júlio Borges Sequesseque confirmou o registo de 446 novas infecções de VIH, entre as 25.094 mulheres grávidas, adultos e crianças testadas de Janeiro a Setembro deste ano ao nível da região.
Dos testes efectuados, 12.973 foram em mães grávidas, 11.187 em adultos, enquanto 934 foram crianças. Mais de 300 seropositivos estão a ser acompanhados.
Pelo menos dez pessoas morreram, vítimas da SIDA em Malanje desde o início do corrente ano. As localidades mais endémicas são os municípios sede Cacuso, Calandula e Caculama.
SIDA: Cabo Verde um caso de sucesso, Angola mantém "meta Zero"
Malanje tem uma densidade populacional estimada em cerca de um milhão de habitantes, e o director provincial de Saúde, o médico Pedro José António considerou ínfimos os 94.078 testes realizados em 2013, 2014 e nos três trimestres deste ano.
“É muito pouco, o que significa dizer que a nossa luta para sensibilizar as pessoas, cada um de nós deve saber o seu estado serológico deve prosseguir e devemos intensificar as acções de educação para a saúde”, acrescentou.