Vinte e seis casos de violação sexual contra menores com idades entre dois e quinze anos foram registados pelo Comando Provincial da Polícia Nacional de Malanje, de Janeiro a Setembro deste ano.
No mesmo período foram o comando registou 20 casos de violação sexual contra adultos, segundo foi apresentado no workshop sobre a “Problemática da Violência sexual contra a criança”, promovido pelo Instituto Nacional da Criança (INAC).
Os parentes, vizinhos e pessoas próximas são os protagonistas desses actos. Vila Matilde Catepa e Ritondo são os bairros com mais casos.
A médica legista do Serviço Provincial de Investigação Criminal, Cecília Marina Gomes, presente o
O encontro reuniu membros do governo, estudantes, entidades religiosas e membros das Forças Armadas e Polícia Nacional.
Entre os casos relatados pela médica Cecília Gomes consta o de um menor de cinco anos que foi violado por um indíviduo de 18 anos alegadamente sob efeito de droga.
Outro caso foi o de uma menor de 12 anos, que era forçada a manter relações sexuais com um vizinho de 32 anos de idade, desde Fevereiro, que resultaram numa gravidez.
Quarenta e quatro suspeitos foram detidos pela Polícia Nacional.
Em repúdio, no Sábado, centenas de crianças e adultos marcharam pelas artérias da cidade de Malanje gritando “Não à violência e o abuso sexual de menores”.