O ano lectivo em Malanje promete ser de muitos constrangimentos no ensino supeior, particularmente para aquele sque procuram uma vaga numa das quatros instituições daquela província angolana.
Para o próximo ano estão confirmadas 285 vagas para o ingresso na Faculdade de Medicina, no Instituto Superior Agro-alimentar, e na Escola Superior Politécnica, ambas de Malanje.
A correria é crescente nos cursos acelerados para o ingresso numa das quatro instituições existentes.
Lucrécia Luciano e João Domingos disseram que a fase do preparatório ajuda numa preparação de qualidade para a entrada à faculdade.
Na Faculdade de Medicina há apenas 50 vagas, como deu a conhecer o vice-decano para os assuntos académicos e vida estudantis, Edson Fredy.
“Este número é baseado em função do número de reprovações que tivemos no ano anterior e também a disponibilidade de salas”, disse, confirmando que as inscrições encerram a 22 deste mês.
O director-geral adjunto para área académica do Instituto Superior Agro-alimentar, Ornelas Savambo, garantiu a existência de apenas 60 vagas, número irrisório e condicionado pelo índice de aproveitamento do ano académico findo e o défice de professores para o ingresso de mais estudantes.
A Escola Superior Politécnica de Malanje com cinco cursos pretende ingressar no seu sexto ano de existência mais 175 estudantes.
O director-geral Francisco Jacucha mostra-se apreensivo com a falta de espaço.