As autoridades do Cambodja apreenderam mais de três toneladas de marfim, escondidas num contentor chegado de Moçambique, segundo informações da alfândega neste domingo, 16 de Dezembro.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, a descoberta de 1026 dentes de marfim no Porto Autónomo de Phnom Penh deveu-se a uma pista da embaixada americana.
O contentor chegou ao Cambodja no ano passado, vindo de Moçambique, e o seu destinatário, cuja identificação não se sabe, nunca foi ao porto levantar.
A demanda de marfim por parte da China e do Vietname tornou o Cambodja um ponto de trânsito chave para a troca ilegal de marfim.
"Os dentes de elefante estavam escondidos entre mármore num contentor abandonado", informou Sun Chhay, director da Alfândega de Phnom Penh à agência de notícias AFP.
Sun Chhay disse não se saber se o carregamento tinha como destino outros países.
Nos últimos cinco anos, o Cambodja tem feito grandes apreensões de marfim. A maior anterior a esta foi em 2014, em que as autoridades cambodianas apreenderam cerca de três toneladas num contentor de feijão.
No ano passado, o Cambodja apreendeu cerca de uma tonelada de marfim, também num contentor abandonado, cujo dono era uma empresa sediada em Moçambique.