Numa altura em que se pensava que a ordem, segurança e tranquilidade públicas pareciam ter regressado a Mocímboa da Praia, eis que, novamente, volta o terror naquele distrito do extremo norte da província setentrional moçambicana de Cabo Delgado.
O ataque aconteceu na última quarta-feira, mas apenas agora vêm ao público informações confirmando que homens armados atacaram as aldeias de Mitumbate e Maculo, matando pelo menos duas pessoas.
E, segundo as autoridades locais, os bandidos destruiram residências da população, deixando pelo menos vinte e sete famílias sem abrigo e deslocadas.
A primeira vez que Mocimboa da Praia foi atacada foi no passado dia 5 de Outubro. Atacada por um grupo armado e com sinais de afiliação islâmica.
A imprensa chegou a avançar que o ataque teria sido perpetrado por homens pertencentes ao Al Shabaab, um grupo terrorista e fundamentalista islâmico que actua primordialmente no sul da Somália.
Mas a Polícia mocambicana já recusou relacionar o grupo de atacantes com o Al Shabaab e o Administrador do Distrito, Rodrigo Puruque, também.
Em conexão com os ataques do dia 5 de Outubro, as forças de defesa e segurança fizeram várias dezenas de detenções, em Mocímboa da Praia. Mas até agora, ao que tudo indica, ainda não se descobriu as reais motivações e os mentores dos ataques.