Pela primeira vez em mais de um mês a Rússia bombardeou a capital da Ucrania Kyiv enquanto a Ucrânia disse ter recapturado metade da cidade de Sievierodonetsk no leste do país onde prosseguem intensos combates.
Isto ao mesmo tempo que o presidente russo Vladimir Putin avisava que Moscovo poderá atacar novos alvos na Ucrânia
O ataque com mísseis a Kyiv ocorreu em dois bairros periféricos da capital e a Rússia disse ter destruído vários tanques de guerra enviados por países da Europa de leste para ajudar a Ucrânia.
O governo ucraniano disse que os mísseis atingiram oficinas de reparação dos caminhos de ferro.
Pelo menos uma pessoa foi hospitalizada mas não há notícias de vítimas mortais.
Foi o primeiro ataque à capital desde o final de Abril. Nas últimas semanas a Rússia tem concentrado as suas forças em ofensivas no leste e sul do país embora ocasionalmente sejam feitos bombardeamentos a outras zonas para tentar destruír reforços de equipamento militar para a Ucrânia.
Ucrânia diz ter recapturado metade da cidad de Sievierodonetsk
O governador da região de Luhansk disse entretanto que forças ucrânianas recapturaram metade da cicade de Sievierodonetsk e continuavam a forçar o recuo de tropas russas.
Ambas as partes reivindicam ter inflingido pesadas baixas ao outro lado.
O ministério de defesa britânico que acompanha a guerra na Ucrânia disse que Moscovo está a usar combatentes separatistas mal treinadors na cidade
Na vizinha província de Donetsk forças russas avançam em território ao norte do rio Siversky Donets no que a Ucrânia diz ser o prelúdio para um ataaque à cidade de Sloviansk. Entidades ucranianas disseram que oito pessoas morreram e onze ficaram feridas em bombardeamentos russos na zona.
Putin ameaça atingir novos alvos
Numa entrevista à televisão estatal russa o presidente russo Vladimir Putin avisou que Moscovo irá atingir novos alvos se o ocidente fornecer mísseis delongo alcance à Ucrânia como foi noticiados.
“Atingiremos alvos que ainda não foram atingidos”, disse Putin
Mas ao mesmo tempo Putin minimizou o impacto da chegada desseds sistemas de artilharia à Ucrânia afirmando quee não terão qualquer efeito na guerra , acrescentando que se destinam apenas a substituir as perdas em equipamento militar da Ucrânia.
Putin disse que as suas forças têm estado a atingir alvos de armas ucranianos “esmangado-os como nozes”