Os Estados Unidos e o México alcançaram um acordo sobre o controlo da imigração ilegal, mas entidades oficiais americanas dizem que o Presidente Donald Trump mantém a opção de impor tarifas alfandegarias se o México não respeitar o acordo.
O México concordou em enviar forças de segurança para a sua fronteira sul e combater os traficantes de pessoas para tentar impedir a entrada de imigrantes ilegais vindos da América Central a caminho dos Estados Unidos.
O México concordou também em acolher aqueles que pedem asilo nos Estados Unidos enquanto os seus processos são analisados em território americano algo que pode demorar meses.
O mês passado mais de 130.000 imigrantes ilegais chegaram à fronteira sul dos Estados Unidos levando o Presidente americano a ameaçar impor tarifas alfandegárias de 5% se o México não tomasse medidas para impedir isso, com a ameaça dessas tarifas poderem aumentar até 25%.
O Secretário do tesouro americano Steve Mnuchin disse à agência Reuters que as tarifas serão impostas se o México não cumprir o acordado.